Total de visualizações de página

VAMOS ABORDAR ASSUNTOS GERAIS RELACIONADOS AO NOSSO BEM-ESTAR, À SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA, MENSAGENS, FRASES E TEXTOS DE AUTO-AJUDA!...

Pesquisar este blog

Seguidores

Translate

PÁGINA NO FACEBOOK_PARA CURTIR!...GRATA!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EXPANSÃO DA MENTE


Como o cérebro nos faz ligar ao mundo....

Uma das mais extraordinárias características do cérebro humano é a sua capacidade para nos envolver com o que nos está próximo e se torna parte do nosso "EU". Ou seja, a atividade do cérebro consegue fazer-nos expandir mentalmente para fora do corpo e prender-nos a pessoas e objetos que funcionam para o sistema nervoso como fazendo parte dele mesmo (e de nós, enfim).

A natureza do sistema nervoso, a forma como ele nos faz sentir a realidade (realidade percebida), leva a que nos "prendamos" a pessoas e objetos com os quais temos (e desenvolvemos) uma relação de proximidade. Não se trata apenas de uma questão emocional (embora as emoções possam estar implicadas nesses relacionamentos) mas de efectivas extensões do corpo que o cérebro está sempre a conceber instante a instante. Só se desliga, em parte e temporariamente, quando adormecemos.

Isso está demonstrado experimentalmente com pessoas que sofreram amputações de membros (e que continuam a senti-los como existindo, incluindo dores muito fortes) mas também com indivíduos sem traumatismos. Assim o "campo da mente", resultante do trabalho de grandes populações de neurónios, prolonga-se para fora do corpo e toma como suas uma grande variedade de coisas. O sentimento do Eu não se fica pois pelo corpo mas vai mais além. A esse processo podemos chamar de "mente expandida".

CASO
Esse fenómeno verifica-se, por exemplo, com os grandes músicos em que o seu cérebro se prolonga nos instrumentos como se fossem (e são) suas extensões. Acontece-nos isso quando "adotamos" algumas das nossas roupas e objetos pessoais (e com os quais desenvolvemos uma relação afetiva, orgânica e duradoura), para não falar em pessoas.

É esta capacidade do cérebro humano que está a permitir desenvolver aparelhos que funcionarão como próteses do corpo através do pensamento.

A RETER
O mundo transforma-se porque nós próprios fazemos parte do mundo e com ele nos envolvemos através do corpo e da dinâmica mental (em especial através dos nossos sentidos e dos nossos pensamentos). Tenha isto em mente.

FONTE: NL
Universidade do Futuro (Brasil) 
Instituto da Inteligência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...muito obrigada pela sua visita e o seu comentário será um carinho mais que especial!...espero que tenha gostado de vir aqui navegar um pouquinho!...volte sempre viu?bjinhos de luz no seu coração!...Nanny Mayer!